Agroinovatec discute clima e novas tecnologias para a agricultura

Expo Japão começa no próximo dia 19 e prossegue até o dia 23 de junho, na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel)

O 8º Simpósio Agroinovatec será realizado no dia 19 de junho, das 13h30 às 17h, dentro da programação da Expo Japão 2019, com um circuito de palestras dirigidas a estudantes, pesquisadores, técnicos e produtores rurais. O objetivo é debater as questões relacionadas à agricultura, incentivar as boas práticas e as pesquisas para o campo. A Expo Japão começa no próximo dia 19 e prossegue até o dia 23 de junho, na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel).

Este ano, dois temas centrais vão dominar as discussões: as tecnologias agrícolas regionais e as mudanças climáticas. As alterações no clima e a ausência do regime de chuvas têm trazido graves problemas aos agricultores, prejudicando plantações e criações. O resultado é a queda na qualidade, afetando diretamente a rentabilidade dos produtores.

Este ano, dois temas centrais vão dominar as discussões: as tecnologias agrícolas regionais e as mudanças climáticas. As alterações no clima e a ausência do regime de chuvas têm trazido graves problemas aos agricultores, prejudicando plantações e criações. O resultado é a queda na qualidade, afetando diretamente a rentabilidade dos produtores.

“A tecnologia atual não está conseguindo atender as demandas causadas por essas mudanças”, afirma Tumoru Sera, coordenador do evento. “Há necessidade de enfrentarmos essa situação de forma mais eficiente e, para isso, precisamos intensificar a assistência técnica e a pesquisa.”

Trator de 25 cavalos

No Agroinovatec, os participantes vão conhecer uma mecanização destinada ao trabalho em pequenas propriedades: o trator de 25 cavalos, que não compacta o solo e pesa apenas 750 quilos. Neste ano, o evento vai ter a participação de acadêmicos dos cursos de agronomia, veterinária e zootecnia da UEL e do curso de meio ambiente da UTF – PR, além de empresas junior desses cursos.

Fazendinha Noudyou

A Fazendinha (Noudyou) é uma das atrações do Agroinovatec e poderá ser visitada por todo o público durante a Expo Japão. Nesta edição, os expositores vão apresentar várias tendências como a horta orgânica, plantas medicinais, cultivo de cogumelos orientais, palmito pupunha, estandes de piscicultura e ovinocultura etc.

Cafezinho gostoso

No estande do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), o foco do debate será a cafeicultura adensada e mecanizada. Os técnicos vão dar explicações e apresentarão amostras do café. Além disso, os visitantes vão poder saborear um cafezinho coado na hora.

Inscrição

As inscrições para o 8º Simpósio Agroinovatec são gratuitas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/inscriçõesAgroinovatec2019 até o dia 18 e também no dia do evento, às 13h. Os participantes que fizerem a inscrição antecipada irão participar do sorteio de brindes.

O 8º Simpósio Agroinovatec é uma realização da ACEL, com execução do IAPAR e Cooperativa Integrada; patrocínio do Ponto Rural, Vitasoil, Emagritec Sul – EM1, Ubyfol, Inquima e Cacol, e conta com o apoio da Embrapa e Emater.

Programação do Simpósio

13h – Credenciamento

13h30 – Cooperação Entidades de Pesquisas Agrícolas e Regionais do Paraná e Mudanças Climáticas

Convidado: Dr. Florindo Alberto

14h15 – Mudanças Climáticas na Agricultura

Convidado: Dr. Pablo Nitsche – IAPAR

15h00 – Genótipos Regionais e Mudanças Climáticas

Convidado: Dr. Gustavo Sera – IAPAR

15h45 – Boas Práticas Agrícolas e os Desafios das Pesquisas Agrícolas convidado: Arnold Barbosa – Embrapa

16h30 – Tecnologia 4.0 na Eficiência Agrícola para as Consequências das Mudanças Climáticas

Convidado: Dr. Guy Tsumanuma – INTUEL

17h15 – Coffee

Deixe uma resposta

1
Olá, em que nós podemos te ajudar?
Powered by